Conferência do Idoso é finalizada com 59 propostas definidas

Cinquenta e nove propostas e seis moções foram definidas durante a 8ª Conferência Municipal do Idoso, que terminou nesta terça-feira (16), no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

As sugestões, que serão debatidas na Conferência Estadual do Idoso, foram elaboradas a partir da discussão de quatro temas: Cidadania: Garantia de Direitos; Convívio e Aprendizagem Intergeracional; Valorização e Novas Formas de Inclusão da Pessoa Idosa; e Integração e Monitoramento dos Serviços.

Participantes votam as propostas que serão destinadas à Conferência Estadual

Os resultados foram considerados positivos pelo presidente do Comdipi, Milton Casalvara. “Tivemos uma participação muito intensa de vários segmentos e percebi que os idosos e as pessoas que trabalham com esse público têm muita convicção do que prosperam para essa população”, afirma. Segundo ele, os idosos estão sabendo como buscar os seus direitos.

Para o geriatra José Eduardo Martinelli, a conferência teve duas funções: apresentar propostas para serem levadas às conferências estadual e federal e pensar em políticas públicas para o município. Além disso, ele cita que a população idosa tem muitos desafios pela frente. “Mais qualidade de vida, assistência médica e salário digno são algumas das metas que ainda precisam ser melhor trabalhadas e conquistadas”.

Ainda assim, o médico diz que os idosos estão mais participativos e atuantes, como é o caso da aposentada Edna Aparecida Souza Pianca, de 75 anos. Ela faz parte do Comdipi representando o Centro de Referência ao Idoso (Criju) e disse ter aprendido muito durante a conferência. “O idoso precisa muito do amparo da família e de passear mais”, diz.

O geriatra Martinelli diz que idosos estão mais atuantes e participativos

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho