Posse do Conselho do Idoso

O prefeito Pedro Bigardi participou da cerimônia de posse do Comipi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), na tarde desta segunda-feira (24), no Paço Municipal. O conselho foi formado dia 19 de fevereiro, em reunião plenária realizada no Criju (Centro de Referência do Idoso).

“A nossa expectativa é ver a consolidação das políticas públicas para os idosos”, diz o prefeito. “Muito mais que fiscalizar, os conselhos são criadores de boas ideias, porque é preciso pensar em como se prepara uma cidade para essa população que está crescendo cada dias mais e quer viver bem.”

A Coordenadoria do Idoso terá uma relação muito íntima com o conselho, segundo a coordenadora Cláudia Sartori. “Temos que manter um diálogo permanente com a sociedade civil em busca de promover as políticas para esse público”, afirma.

A secretária de Assistencial e Desenvolvimento Social, Marilena Negro, elogiou os conselheiros. “O conselho tem potencial e qualidade para construir ações concretas para os idosos.”

O conselho é formado por 16 membros, escolhidos para compor o grupo. Oito conselheiros e oito suplentes da sociedade civil. Os membros do conselho atuarão durante 2 anos, podendo haver reeleição.

O vereador Celso Arantes representou neste ato o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori.

As principais ações do conselho são:

– estimular os idosos para que participem da formulação da Política Municipal do Idoso;
– procurar formas de parceria que promovam os direitos dos idosos;
– estimular a organização de idosos e sua efetiva participação social, visando sua integração e exercício da cidadania;
– fortalecer o Papel do Conselho Municipal enquanto órgão interlocutor entre a sociedade e o poder público;
– contribuir na formulação de ações locais de promoção da pessoa idosa, fiscalizar, supervisionar e avaliar a implementação da Política Nacional do Idoso (PNI) e do Estatuto do Idoso e de Políticas Municipais do Idoso;
– incentivar e apoiar ações concretas em favor dos idosos visando assegurar sua continuidade

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho