Jundiaí vai contar com o novo Centro-Dia do Idoso

Um novo serviço para a população acima de 60 anos de idade, o Centro-Dia do Idoso (CDI), foi confirmado com a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social nesta sexta-feira (17). Em uma área na Ponte São João, de 400 metros quadrados, o equipamento vai funcionar com atividades e acolhimento para idosos durante o período diurno.

Prefeito Pedro Bigardi na assinatura do convênio

“Estamos buscando meios para ampliar o atendimento a esse segmento da população, com forte tendência de crescimento”, afirma o prefeito Pedro Bigardi, durante reunião com o assessor especial da pasta estadual, Carlos Camargo.

O evento teve ainda a participação dos secretários Marilena Negro (Assistência e Desenvolvimento Social), Cláudio Miranda (Saúde), José Roberto Aprillanti Júnior (Obras) e da coordenadora Cláudia Sartori (Idoso).

O novo serviço, que vai ter capacidade para atender até 60 pessoas por dia, terá o dobro da capacidade de outro equipamento relacionado já existente na cidade. De acordo com a Coordenadoria do Idoso, o entorno do bairro da Ponte, na zona Leste, reúne mais de 10 mil moradores nessa faixa etária (20% do total da cidade).

Reunião contou com a presença de secretários

Para o secretário Aprillanti Júnior, o modelo da obra permite uma construção em 90 dias depois de concluída a licitação. O primeiro repasse estadual é de R$ 800 mil. E o secretário Cláudio Miranda observa que as condições adequadas ao idoso afetam positivamente o quadro geral da saúde.

“Estávamos com tudo pronto para esse momento, desde os detalhes que envolveram a escolha de área”, definiu a secretária Marilena Negro.

Conselho
O anúncio coincide com o início dos preparativos para a formação do novo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), que substitui o conselho anterior atrelado a novas políticas voltadas ao setor.

As medidas tomadas em Jundiaí a partir do ano passado, quando foi discutida e promulgada a lei municipal 8.129, são convergentes com o programa estadual São Paulo Amigo do Idoso e podem trazer novas parcerias para a cidade.

A reunião foi acompanhada também pelo vereador Roberto Conde, que tratou com o prefeito do acompanhamento de emendas parlamentares na pasta estadual onde mantém contatos.

Publicada em 17/01/2014 ▪ Leia mais sobre